Notícias - Cafés especiais e o promissor mercado da qualidade

02/09/2015



Fonte:CaféPoint

 


Os cafeicultores têm agora o desafio de administrar o escoamento da produção, a gestão do caixa e, ao mesmo tempo, planejar e investir para a próxima safra, em cenário semelhante ao deste ano. Por outro lado, é também momento de considerar alternativas mais rentáveis e que garantam menor dependência das variações de mercado. A aposta na produção de cafés especiais traduz uma visão empreendedora bem sucedida em todas as regiões produtoras do nosso estado.

É notável a valorização dos cafés especiais no volume e na receita gerada para a economia nacional. Dados da BSCA mostram que dos 10% do café especial produzido no país, a metade é de origem mineira. Em 2014, foram exportadas 36,3 milhões de sacas, sendo 32,9 milhões de sacas de café verde e 3,4 milhões de sacas industrializadas. Das sacas de café verde, 24,6% são cafés diferenciados (especiais), representando 8,1 milhões de sacas exportadas. Destaca-se o valor agregado na receita obtida das sacas especiais (US$ 232,28/saca), aumento de 28,3% no valor pago, enquanto o café verde natural/médio foi vendido ao preço médio de US$ 181,07/saca.


Essa valorização dos cafés especiais pode ser conquistada a partir das ações voltadas para a gestão da produção, para a promoção das origens produtoras, reforçando o conceito de qualidade, e também para o reposicionamento estratégico das agroindústrias cafeeiras, visando agregar valor ao produto final.


Para potencializar as oportunidades desse mercado – assim como proporcionar o diálogo direto entre cafeicultores, torrefadores, classificadores, exportadores, compradores, fornecedores, empresários, baristas, proprietários de cafeterias e apreciadores de todo o mundo – o Sistema FAEMG, o Sebrae Minas, o Governo de Minas e a Café Editora promovem no próximo mês o maior evento do setor no país. A terceira edição da Semana Internacional do Café - SIC 2015, será de 24 a 26 de setembro, no Expominas, em BH, e terá três eixos temáticos: Mercado & Consumo, Conhecimento & Inovação e Negócios & Empreendedorismo.


Resultados expressivos, somados à expertise adquirida ao longo das edições anteriores, solidificam a SIC entre os cinco maiores eventos de café do mundo.


Fonte: CaféPoint

Ver Todas











Google+