Notícias - Expocaccer dobra capacidade de armazenamento para 1 milhão

31/08/2015



Fonte: Ed. Globo

 

A Cooperativa dos Cafeicultores do Cerrado (Expocaccer) vai inaugurar, no dia 5 de setembro, uma unidade de armazenamento de grãos, com capacidade para 1 milhão de sacas, no município mineiro de Patrocínio. "A nova planta é totalmente independente da atual e vai atender não só a produção de Patrocínio, mas também de outros municípios da região", afirmou o superintendente da cooperativa, Sérgio Geraldo Dornelas. A nova unidade conta, ainda, com uma linha de recepção de grãos. "O projeto foi concebido para ser completamente automatizado e eficiente", diz. Esta é a primeira etapa de um investimento de R$ 25 milhões, em dois anos. A segunda etapa deve ser finalizada em março de 2016, com a abertura de uma linha de processamento e beneficiamento de grãos de café, com capacidade de 600 sacas por hora. "Com isso, estamos dobrando a capacidade própria de armazenamento e triplicando a capacidade produtiva de beneficiamento", enfatizou Dornelas. 

Com o investimento, realizado com recursos do BNDES, a Expocaccer pretende reduzir os custos de aluguel de armazéns e da contratação de serviços de processamento de grãos. "Se tivermos como base a safra atual, não há necessidade de contratar terceiros, mas a expectativa é de um aumento na produção nas próximas temporadas", contou ele. Ainda conforme Dornelas, o aumento da capacidade de armazenagem e beneficiamento foi necessário por causa do aumento da produção dos cooperados e do número de produtores cooperados.

Produção

A Expocaccer projeta recebimento de café em 2015 em cerca de 1 milhão de sacas, o que corresponde a uma quebra de 30% na comparação com o ano passado. "Além da bianualidade - e estamos em um ano produção baixa -, a quebra foi acima da prevista, por causa do clima e do maior volume de grãos menores", explicou o superintendente. A região do cerrado enfrentou um veranico intenso nos meses de dezembro de 2014 e janeiro de 2015, com falta de chuvas, maior insolação e temperaturas acima do normal. O resultado dessas condições climáticas foi a maior quantidade de grãos miúdos. Os grãos de peneira 17/18, mais graúdos e valorizados, representam cerca de 15% da produção deste ano, segundo Dornelas, enquanto a média para a região é de 30%. "Em Patrocínio, cerca de 30% dos cooperados possuem áreas irrigadas, e mesmo nessas propriedades tivemos problemas, ainda que em menor proporção", afirmou o superintendente.

Fonte: Globo Rural
 

Ver Todas











Google+